quarta-feira, 3 de julho de 2019

OS MAIORES DETENTORES ESTRANGEIROS DA DÍVIDA PÚBLICA DOS EUA Brasil detém 4,8% da dívida pública total dos EUA, são U$ 306,7 bilhões

Por Atanásio Mykonios


     Segundo o Departamento do Tesouro dos EUA, em 2019, em matéria divulgada pelo Howmuch.net, “a dívida nacional dos EUA atingiu um novo marco de US $ 22 trilhões. O endividamento permite que o governo aumente seus gastos em vários programas domésticos ou diminua a receita fiscal. Uma das principais maneiras pelas quais o governo dos EUA empresta dinheiro é através da emissão de títulos do Tesouro, que representam uma "promissória" do governo para o investidor. Enquanto alguns desses títulos são detidos por agências governamentais e pelo público, muitos também são detidos por países estrangeiros. Nossa última visualização mostra quais países estrangeiros detêm a maior parte dos títulos do Tesouro e, portanto, possuem a maior parte da dívida dos EUA.”
          Pasmem os leitores, o Brasil detém, sozinho, 4,8% do total da dívida dos EUA, num total de U$ 306,7 bilhões, figura em 3º lugar no ranking de países credores. A lista com os dez maiores credores segue abaixo, a saber.

1 - China - U$1,113 trilhão (17,3%)
2 - Japão - U$1, 064 trilhão (16,5%)
3 - Brasil - U$306.7 bilhões (4,8%)
4 - Reino Unido - U$300.8 bilhões (4,7%)
5 - Irlanda - U$269.7 bilhões (4,2%)
6 - Suíça - U$226.9 bilhões (3,5%)
7 - Luxemburgo - U$223.7 bilhões (3,5%)
8 - Ilhas Cayman - U$217.2 bilhões (3,4%)
9 - Hong Kong - U$205.9 bilhões (3,2%)
10 - Bélgica - U$179.8 bilhões (2,8%)

       Além disso, outros países, que a matéria não lista quais, detêm U$ 555,5 bilhões, que representam 8,6% do total de Títulos da Dívida Pública dos EUA. São os países que mantêm a dívida astronômica dos EUA e o Brasil é um dos credores desse sistema no qual os norte-americanos utilizam desse crédito, na forma de Títulos para avançar sobre as economias que sustentam os próprios EUA.
       As informações na visualização da figura abaixo foram coletadas do banco de dados do Departamento do Tesouro dos principais titulares estrangeiros de títulos do Tesouro, a partir de abril de 2019. Ainda segundo a matéria, “Cada país que detém a dívida dos EUA é representado como uma parte proporcional do círculo. Os dois números listados abaixo do nome de cada país indicam o valor monetário dos títulos do Tesouro dos EUA detidos por esse país e a percentagem de dívida dos EUA detida em comparação com todos os países estrangeiros.”
         A figura abaixo foi elaborada pela equipe do Howmuch.net com fontes do Departamento do Tesouro dos EUA.


Figura - Detentores Estrangeiros da Dívida Norte-Americana em 2019
Países que possuem dívida pública do governo dos EUA em bilhões de dólares e porcentagem
                                     (A figura originalmente é apresentada em inglês)