sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Filosofia e religião

Por Atanásio Mykonios


Entre 45% a 47% dos cursos de graduação em Filosofia no Brasil estão sob o domínio da igreja católica. Ela oferece cursos seminarísticos, licenciaturas e bacharelados. O maior número desses cursos se concentra no Estado de São Paulo. As universidades públicas oferecem geralmente bacharelados que tendem à pesquisa de forma específica, elas não se preocupam muito com a formação de professores de filosofia, chegam mesmo a dar de ombros quando a questão é formar licenciados em Filosofia. A outra fatia fica a cargo de diversas instituições privadas, algumas de origem protestante e outras católicas.

Vê-se, de alguma forma, que o ensino de filosofia oferecido pela igreja, cursos confessionais, forma um contingente de professores e pensadores que tendem a um hermetismo no que concerne ao fazer filosofia. Em outras palavras, a perspectiva teórica é fundamentalmente metafisica, tomista, aristotélica e com poucas brechas para um pensamento dialético. É compreensível que um número significativo desses formados (padres, ex-padres, seminaristas, ex-seminaristas, freiras, ex-freiras, etc.) pense e atue de forma conservadora, tanto em seus textos quanto em suas aulas e prática social. 

Há um pensamento razoavelmente comum que parece indicar que professores de filosofia e filósofos são “maluquinhos”, que vivem no “mundo da lua” ou que tendem a um constante questionamento da realidade. Puro engano! A escola platônico-aristotélico-tomista nos leva a um sistema de pensamento rígido e sobretudo de uma ontologia cuja aplicabilidade ao mundo real só pode ocorrer por meio de um processo a fórceps.

Longe de mim desqualificar essa corrente quase originária do pensamento filosófico ocidental. Ao contrário, é preciso reconhecer os elementos fundantes de um pensamento que deitou raízes até hoje. Platão e Aristóteles têm aspectos que merecem ser melhor refletidos, sua ética e seus conceptos sobre a sociedade refletem um mundo controlado por uma elite cujo poder impunha uma dominação histórica sobre as diversas esferas da sociedade.

Não é à toa que o fundamentalismo católico é, de longe, o mais pernicioso e perigoso, supera em teoria e em prática os fundamentalismos pentecostais e neopentecostais. Vemos que na origem do discurso reacionário que o Brasil experimenta, muitos dos seus fundamentos vêm de pensadores com formação em Filosofia, diretamente ligada à igreja.

Gabriel Chalita soube identificar esse quadro. Quando assumiu a Secretaria de Estado da Educação, promoveu uma pesquisa sobre o ensino de Filosofia na rede pública, e percebera, à época, que mais de 90% dos professores de Filosofia, advinham de escolas da igreja. Oficializou o ensino de Filosofia, com a segurança que este ensino se aproximava do ensino religioso que era uma proposta que não vingou. Com essa matriz teórica seguida pela maioria, não haveria problemas.

Afinal, quando 1,641 milhão de alunos matriculados no Ensino Médio têm regularmente duas aulas de Filosofia por semana, era pra termos alguma mudança no pensamento da base, mas a realidade é outra. A disseminação de correntes reacionárias, fascistas, autoritárias, militares, etc., surgem nesse ambiente marcado por uma Filosofia do ordenamento metafisico.


Será difícil reverter esta situação. As universidades públicas têm de assumir seu papel histórico. Não se trata de defenestrar o modo de pensar praticado pela igreja, mas é preciso ampliar o leque e apresentar mais do que esta ou aquela Filosofia, mas abrir as portas para a riqueza das correntes que ficam enclausuradas nos gabinetes e nos artigos de especialistas.