quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Não há lugar neste lugar para nós. A escola



Atanásio Mykonios

Temos perguntado insistentemente qual é o lugar da escola na atualidade. Temos tentado responder a um contexto ensurdecedor que assola a escola. Estamos no centro de um furacão. Prontos a enfrentar as salas de aula, com o olhar de camelos que conhecem o deserto da morte e da solidão, assim vamos para o cotidiano como se estivéssemos em campos de concentração. Sabemos o que esperar, não há ilusões, a realidade vivida é árida, repleta do mais do mesmo.
A crise da escola é a escola da crise. A educação está por um fio. Nunca houve tanta gente disposta a refletir sobre esta crise. Por todos os lados, os problemas se avolumam nem mesmo a burocracia é capaz de suportar a fragilidade das salas de aula. Saibam que não falo em nome de todos, apenas de um minúsculo grupo sem lugar neste lugar.
O que ensinar? O que aprender? Não sabemos o que fazer com a juventude, quiçá a adolescência. Lançadas nos braços do mercado, pouco podemos esperar, a não ser uma brutal concorrência pelas migalhas do mundo corporativo.
Por mais de um século, a sociedade se convenceu de que a educação formal, organizada, disciplinada, na forma de teorias científicas, daria aos seres humanos melhores condições de vida. Fomos enganados de que seria bom para todos, especialmente para os pobres, que fossem para a escola. Não sabemos responder a tantas perguntas.
Parece que acreditamos no poder que a educação exerce sobre os seres humanos. Uma herança, talvez socrática, talvez iluminista, talvez kantiana. Acreditamos santificados numa espécie de projeto de civilização, seríamos todos civilizados pelos livros e pela cultura aristocrática. Ainda cremos nisto. Um manto de pureza salvacionista toma conta dos educadores, impregnados pela missão que sempre é lançada ao futuro. Como garimpeiros, vivemos à cata de um único aluno que nos dê atenção e que possa chamar para si o interesse de um mundo já sem significado. Esta missão, acima do bem e do mal, acima do mercado, da política, dos interesses institucionais. O discurso da educação pela educação assume um caráter emergente no exato momento histórico em que a crise se aprofunda, cada vez mais podemos observar o fim em si mesmo, como o cão devorando o próprio rabo numa velocidade estonteante.
Em cada um de nós há como que uma aspiração à humanidade. Este termo é carregado de muitos significados, especialmente a humanização. Tínhamos a nítida noção de que a educação nos daria uma poderosa constituição moral mais elevada. Isso mesmo. Sempre pensamos que havia algo de nobre na educação, na aquisição de cultura, de bem-estar para a alma, seriamos, entre outras coisas, mais compreensivos, até fortemente empenhados na ordem do bem-comum. A educação seria o nosso cartão de visitas para a vida eterna. Chegamos a defender a ideia de que a paz e o fim dos preconceitos dependiam exclusivamente de mais educação, mais informação, mais teoria, mais ciência. Nosso futuro seria o resplendor do gênio humano.
Gostamos da ideia de que poderíamos fazer as pessoas pensarem, tornarem-se críticas, atentas, bem educadas, honestas e moralmente ilibadas. Pessoas que aprenderiam a votar, a decidirem seus destinos - como o velho Kant havia sonhado para a humanidade inteira. As esquerdas, ainda mais, foram tomadas pela atitude iluminista, bastava ensinar os pobres acerca das mazelas do capitalismo e tudo ruiria com a força do processo histórico.
Mas aconteceu o que ninguém imagina ser capaz de reconhecer. Os fatos e a história falam por si. A ciência, a boa educação, a técnica assassinaram centenas de milhões de seres humanos no século XX. Orgulhosos, ainda cremos na força da educação. Somos adequadamente adestrados para as tarefas de mercado e a aceleração das mudanças nas rotinas de trabalho não são alcançadas pela escola, nem mesmo pela universidade. O processo de aprendizado surge como uma alavanca social para os indivíduos para além dos bancos escolares. Todos são obrigados a aprender nos ambientes do trabalho. O discurso e o comportamento humano não são mais ensinados na escola.
A fragmentação social, a cisão dos tempos humanos, a caracterização do modo pelo qual organizamos a vida fugiu ao controle das próprias instituições. Passamos quase dois séculos organizando os sujeitos sociais para a vida do trabalho, para a obediência, para o controle social. Nós, que estamos na periferia do capitalismo e que temos uma profunda convicção de auto-afirmação, fazemos da educação um discurso comum, politicamente correto em todos os ambientes. Da direita à esquerda, em público, defendemos a educação. Mas o mercado não é cego nem surdo, a escola se tornou surda e cega e não percebeu as imensas transformações desse processo. A tão sonhada profissão está indo ralo abaixo.
Essa idolatria a um suposto bem oferecido pela educação não combina com o fato de que parece não haver o que defender, a não ser por meio de nosso cinismo, em favor do que parece ser cada vez mais a lei do mercado. Na escola, nos fundamentos, no ensino superior ou na formação média, o que temos de reconhecer é que o mercado é quem dá as cartas. É ele quem determina a nossa educação. E o mercado não prescinde tanto dessa força de trabalho que emerge da escola.
Enganados ou não, continuamos e somos submetidos. Como bons treinadores de recrutas, mantemos as massas nas salas de aula e de alguma forma, calando ou não, damos a todos a incerteza de um futuro.
Tentamos responder. Por que o mercado não absorve a todos? Por que só alguns conseguem? Por que há uma mentira ideológica de que haverá trabalho para todos? Passamos o tempo nos preparando para trabalhar. A forma escolar está presente na consciência e no corpo de cada um de nós.
E mais. O que ocorre com essa sociedade? Nós seriamos levados ao Nirvana intelectual, encontraríamos o prazer, a sensualidade nos livros, nos filmes, na poesia, na ciência. Mas eis que a sociedade do conhecimento nos levou à mais pura imbecilidade. O que importa é consumir e adquirir, fazendo de nós presas da idiotice absoluta. Nossa honra foi perdida!
Na verdade, as massas tinham de ser civilizadas e preparadas para o trabalho, para a disciplina, para a ordem e a obediência. Os mais abastados também se prepararam nas escolas. Mas agora, o que resta?
Nas escolas o inferno silencioso que arde na consciência diária. O fracasso de todos está nos rostos desnudos pelo sofrimento de uma atividade sem sentido. Burn out. A sociedade das mercadorias não parece prescindir dos conhecimentos que se insiste em transmitir. Isto dói ainda mais, fere a dignidade. Entre um mundo de barbárie e os gabinetes das academias determinadas para as elites do mundo inteiro, há um grupo de pessoas que não encontra um lugar neste lugar.
Nós estamos sem representação formal nesta escola em crise. Não há espaço para nós, na sala dos professores, nas reuniões pedagógicas, nos encontros informais, nos intervalos, nas atribuições, entre os próprios alunos. Não há lugar neste não-lugar. Por quê?
Ora, ora!
Porque não acreditamos no mercado. Nem na formação sistematizada oferecida para atender as demandas do mercado. Não acreditamos que esta escola e esta educação poderão dar aos nossos alunos alguma dignidade. Porque sabemos que o capitalismo está em crise e, por fim, tragicamente, não temos nenhuma alternativa viável. Não sabemos ainda o que colocar no seu lugar.
Para que haja uma alternativa, temos de nos colocar frontalmente contra o mercado, o acúmulo de capital, contra este absurdo chamado capitalismo. Teríamos de encontrar novas formas de saber, novos conhecimentos, questionar a ciência, a teoria, a sua prática e a novas fontes de produzir, para criarmos novas relações sociais. Criar novos ambientes, reestruturar as relações, mostrar que a vida está para além do capital e que temos condições de arrancar dessas riquezas acumuladas e processadas a nossa felicidade.
Mas não temos feito isto. Nas salas de aula, não temos oferecido nenhuma alternativa. Porque teremos de nos comprometer em convencer os pobres, especialmente, de que o capitalismo terá de ser superado e que este sistema não poderá nos fazer mais humanos.
Estamos na escola e não sabemos o que fazer. Não temos lugar neste lugar. E não há mais como acreditar num discurso salvacionista, otimista, cordial, esperançoso. Os nossos críticos irão nos demonizar até a morte.
Não há lugar seguro para nós. Não temos muito a oferecer, apesar de sermos educadores. Afinal, qual é a parte da educação na qual deixamos de acreditar? Na desejosa experiência construtivista? Na ideia comovente de que a educação faz seres humanos emancipados? Ou aquela velha cantilena de que é preciso preparo e qualidade para o mercado?
Afinal, chegamos ao final. Que lugar é este? Que escola é esta?