THEODOR ADORNO
O papel do sujeito na dialética
Por meio da passagem para o primado do objeto, a dialética torna-se materialista. O objeto, a expressão positiva do não-idêntico, é uma máscara terminológica. No objeto, elaborado e transformado em objeto do conhecimento, o elemento corporal é antecipadamente espiritualizado através de sua tradução para a teoria do conhecimento e reduzido segundo o modo como, por fim, a fenomenologia husserliana o prescreve em geral metodologicamente. Se as categorias do sujeito e do objeto – indissolúveis, pela crítica do conhecimento – apresentam-se nela como falsas, como não posicionadas puramente uma em face da outra, então isso também significa que, por aquilo que é objetivo no objeto, ou seja, aquilo que não pode ser espiritualizado nele, nós compreendemos o objeto sob o ponto de vista da análise estabelecida subjetivamente, para a qual o primado do sujeito parece inquestionável. Considerado de fora, aquilo que na reflexão sobre o espírito se apresenta especificamente como não-espiritual, como objeto, torna-se matéria. A categoria de não-identidade obedece ainda ao critério da identidade. Emancipados de um tal critério, os momentos não-idênticos mostram-se como materiais ou fundidos inseparavelmente como o material.
ADORNO, Theodor W. Dialética negativa: conceito e categorias. In Dialética negativa. Tradução de Marco Antonio Casanova. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009, p. 165.
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