Queridos amigos do Blog.
Após algum tempo de reflexão, decidi incorporar uma nova página, CRITICA SOCIAL DA TV.
Me parece que não é possível mais compreender o tempo atual sem um olhar atento aos movimentos da TV. O processo social da comunicação envolve interesses globais de mercado e poder. As ideologias do poder das corporações e dos estados convergem para a programação da TV. Será que teremos possibilidade de penetrar os meandros de um processo social de criação de imagens em um mundo marcado pela imagem instantânea que insere a venda de produtos de forma absoluta?
Não se trata, com isso, de um olhar moral sobre a TV, mas de uma crítica necessária às condições com que o capitalismo se desenvolveu tendo como braço de divulgação a TV. Por isso, é fundamental refletir sobre as condições em que são impostos os determinismos da programação e especialmente pensar que como um produto de valorização do mercado, a TV não sabe fazer outra coisa a não ser vender.
Após algum tempo de reflexão, decidi incorporar uma nova página, CRITICA SOCIAL DA TV.
Me parece que não é possível mais compreender o tempo atual sem um olhar atento aos movimentos da TV. O processo social da comunicação envolve interesses globais de mercado e poder. As ideologias do poder das corporações e dos estados convergem para a programação da TV. Será que teremos possibilidade de penetrar os meandros de um processo social de criação de imagens em um mundo marcado pela imagem instantânea que insere a venda de produtos de forma absoluta?
Não se trata, com isso, de um olhar moral sobre a TV, mas de uma crítica necessária às condições com que o capitalismo se desenvolveu tendo como braço de divulgação a TV. Por isso, é fundamental refletir sobre as condições em que são impostos os determinismos da programação e especialmente pensar que como um produto de valorização do mercado, a TV não sabe fazer outra coisa a não ser vender.