domingo, 6 de outubro de 2019

Patrimônio?

Por Atanásio Mykonios


Só para vermos o que ocorre.
Diamantina é Patrimônio Cultural da Humanidade. Tem um centro histórico que deve ser preservado. As propriedades desse centro estão nas mãos de uma elite branca, herdeira do poder escravista. O centro é rodeado de bairros, em cuja maioria reside a população negra, que representa a maioria dos habitantes de Diamantina.
Os pobres trabalhadores frequentam o centro para trabalhar ou para circular. São balconistas, garçons, caixas de banco e mercearias, recepcionistas nos hotéis e pousadas, lavadeiras, faxineiras, entregadores, vendedores, serventes, pedreiros etc.
A relação e o vínculo não são históricos nem de pertencimento. Apenas é uma relação de venda e compra de tempo de trabalho. Em outras palavras, a relação é de subsistência e comercial. Todo mundo se vale do turismo para ganhar dinheiro.
Os turistas chegam em levas à cidade, especialmente nos fins de semana. Basta ver a cor e o aspecto estético para identificar quem são e de onde vêm. A maioria é de classe média alta ou de aposentados. Ocupam o centro, aos sábados percorrem as ruas e de noite a eles é reservado um espaço no centro, cercado por cordas, com mesas e a boa comida mineira, para ouvirem música. Os pobres circulam em volta, ou servem aos turistas.
A presença da Universidade não alterou esse cenário. O mundo real, com seu movimento, continua a explorar os negros como antes da chegada da Universidade. Os pobres e os negros, quando conseguem ingressar no mundo acadêmico, ingressam, na grande maioria, nos cursos noturnos, nas licenciaturas e humanas.
São discriminados, humilhados e têm os piores desempenhos. Nós, de dentro da universidade, não conseguimos mudar isso.
O compromisso com o "Patrimônio" é da ordem do interesse comercial. Apenas isto. Essa população que circunda o centro histórico não tem nenhuma identificação nem pode ter. É cinismo querer esse compromisso. É desprezar a herança escravista que ainda impõe a dominação econômica, política e social.
As relações de poder estão presentes em todos os ambientes, 80% dos vereadores são negros, mas nada muda. O centro é repleto de igrejas católicas tombadas. Ao redor só há igrejas evangélicas e alguns terreiros.
A Igreja no Distrito da Sopa foi destruída pelo fogo. E daí?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário