sábado, 24 de agosto de 2019

A Amazônia é do capital!



 Por Atanásio Mykonios



As fronteiras agrícolas são ampliadas, gradativamente. Não há um único dia em que o desmatamento seja estancado. E para quê? Para produzir mais. Produzir grãos e carnes e explorar a terra para ouro e outros minerais.
A Amazônia nunca foi protegida no sentido ambiental como imaginamos na atualidade. Está ali, foi motivo de orgulho ufanista por algum tempo, agora o tempo urge para explorar com a voracidade necessária. As mercadorias continuam a ser produzidas em escala planetária, a ciência desenvolve novos instrumentos que avançam sobre a natureza.
Tudo isso para os brasileiros? Não. Mais de 90% do que se produz nessas regiões devastadas e para a exportação. Uma parte dos países está gritando, mas a China, até o momento, está calada. A maior parte do comércio exterior praticado pelo Brasil é realizada com a China. Insumos, carnes, minérios etc. 



O governo brasileiro instiga ainda mais a devastação, por meio de uma política bem articulada – agricultura, meio-ambiente, Itamaraty, ciência e tecnologia, agências reguladoras universidades. Além disso, as terras de proteção, as terras indígenas são parte da estratégia de acelerar a exploração da terra.
Tudo isso, bem no começo do atual governo, foi habilidosamente desmontado e em seguida rearranjado em novos moldes.
Esse mesmo governo agora afirma que a Amazônia é dos brasileiros e acusa as grandes potências de ingerência. Por outro lado, os EUA estão “mais ou menos” preocupados. Os países europeus posam de humanitários. A China fica quieta e observa o desenrolar dos acontecimentos.
Os países do mundo destinam alguns milhões de dólares para “proteger” o que não pode ser protegido nem pelos Estados nem pelos governos. O cinismo e a hipocrisia são o comportamento dessa economia desembestada.
Soja e gado, madeira e minérios são as principais commodities produzidas no interior do Brasil. Petróleo e gás nos litorais e em alto mar.
As corporações é que de fato mandam nessa bagaça toda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário