domingo, 12 de janeiro de 2020

SUFOCAR O ENSINO COM CORTES DRÁSTICOS EM CUSTEIO E INVESTIMENTOS


Por Atanásio Mykonios


     O Projeto de Lei Orçamentária para 2020 foi aprovado em 17 de dezembro de 2019. Nele constam os gastos previstos e aprovados para a Educação, especialmente para as universidades, institutos e demais organismos da esfera do Ministério da Educação. No geral, os cortes para custeio da universidade e investimentos foram drasticamente cortados.

     O orçamento destinado para a UFVM em 2019 foi no montante de R$ 269.972.865,00 e para 2020 foram aprovados R$ 273.211.740, 00, um aumento de 1,20%. 

     No entanto, para custeio (ou seja, o recurso que faz a universidade de manter com despesas gerais de manutenção) houve uma redução, para a UFVJM de 37,46% em relação a 2019 e para os investimentos (aqui que é destinado para construir novas instalações e aquisição de equipamentos etc.), os cortes foram ainda maiores, chegando a uma redução de 44,19%.

     Houve cortes ainda maiores em outras universidades, por exemplo, a UFRJ teve um corte de 88% para os seus investimentos. 

     Portanto, a estratégia é sufocar as universidades de maneira geral, impedindo-as de realizar planos de desenvolvimento de suas capacidades, cercear as condições gerais de produção de pesquisa, extensão e ensino, precarizar instalações e condições de trabalho em geral. 

     Este é o cenário invisível que nos acomete sem que possamos reagir a contento, porque a maioria de nós nunca se preocupou com a vida financeira das instituições onde trabalhamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário