sábado, 10 de agosto de 2019

Por trás da cagada

Por Atanásio Mykonios



Obviamente devemos fazer chacota das sandices que Bolsonaro diz. Mas há uma convicção por trás de cada pronunciamento. Dessa vez é a lógica malthusiana. Isto é, o problema da alimentação se deve ao aumento da população e, leia-se, o aumento dos pobres. Marx combateu a ideia de Malthus de que o problema social estaria no crescimento da população e que tal aumento traria problemas para a solução de alimentos e outras questões.
Logo, a lógica para enfrentar a escassez seria a contenção do crescimento dos pobres, a regulação da alimentação a poucas doses diárias e a consequência natural é que defecaremos menos. Até hoje há pessoas que ingenuamente acreditam que a guerra é uma das soluções para barrar o crescimento dos pobres. Extermínios, genocídios, confinamentos etc. Todas essas supostas soluções têm defensores em todas as esferas sociais.
Daí a conclusão um tanto darwiniana de que os pobres são responsáveis pela poluição, pelas condições precárias, pela fome, pelos impasses ambientais, isto é, quanto mais pobres, mais consumo, mais demandas estruturais e isto é um entrave para o bom desempenho da economia e, sobretudo, do ponto de vista da limpeza social, as soluções finais seriam um caminho natural e viável para a sobrevivência social.
Portanto, poluiremos menos o ambiente. Assim, essa é também a lógica de milhões de ignorantes e incautos pelo mundo afora. Barrar o crescimento dos pobres. No meu entendimento, isso não é uma piada, é uma crença enraizada que agora ganha status oficial, e política pública estatal.