terça-feira, 2 de julho de 2019

Déficit comercial e dívida pública entre Estados Unidos e China.

Por Atanásio Mykonios


É possível observar o aumento gradativo entre os dois países. A balança ficou cada vez mais desigual e chegou em 2018 em que os Estados Unidos exportaram 120 bilhões de dólares e importaram 505 bilhões de dólares, ou seja, a diferença, em favor da China, foi de 420 bilhões de dólares. Esse não é o único problema, mas efetivamente, o capitalismo estadunidense está patinando e não parece ser tão eficiente. A guerra comercial provocada pelo presidente Donald Trump, contra a produção chinesa afeta não apenas o fluxo das mercadorias, mas os preços finais que são praticados, ao final e ao cabo, nas prateleiras dos supermercados nos EUA. O gráfico 1, abaixo, mostra a evolução das relações comerciais entre os dois países.


Gráfico 1 – Relação comercial entre EUA e China

 

A dívida pública dos EUA, atualizada, a partir do sítio US Debt Clock.org, é de 22,42 trilhões de dólares, a dívida pública do governo chinês é de 9,43 trilhões de dólares. 87,26% da dívida dos EUA está em papeis em posse de estrangeiros, enquanto que a dívida pública chinesa está sob controle de 12% de estrangeiros. A diferença também é gritante e isso pode nos mostrar as condições em que se encontra a economia dos EUA.
Esses dois aspectos nos apresentam as razões pelas quais a guerra se expande para o mundo todo, como no caso da América Latina e especialmente o Brasil.


Referências

In One Chart: A Decade of the U.S. Trade Deficit with China, disponível em https://howmuch.net/articles/the-us-trade-deficit-with-china-2009-2018.

In US Debt Clock.org, disponível em https://www.usdebtclock.org/world-debt-clock.html.