quarta-feira, 31 de julho de 2019

Agricultura eficiente com menor participação no PIB

Por Atanásio Mykonios


A Agricultura tem representado, gradativamente, um índice cada vez menor na composição do PIB mundial, tanto quanto no que se refere à mesma relação em diversos países. Nos países ocidentais, a Agricultura contribui com porcentagens menores do que nos asiáticos e em grande medida em países do continente africano. É extremamente sintomático observarmos como a agricultura evoluiu em seus processos produtivos, sendo capaz, por um lado, de alimentar toda a população mundial e, por outro, do ponto de vista do capital, a concentração de conhecimento, ciência e tecnologia, aponta para maior concentração da riqueza e a ampliação da fome, ironicamente em um mundo de grande abundância alimentar, em contraste com a escassez absoluta.

           No mundo, a Agricultura representa 3% do PIB mundial. Nos EUA, essa atividade econômica representa 1%, no Brasil, 4%, na França, 2%, na Rússia, foram 3% do PIB nacional. Enquanto isso, na Índia, a Agricultura detém 14% do PIB, na Nigéria, 21%, na Indonésia, 13%, no Sudão, 31%.
            Em termos de produtividade, a Agricultura é o setor da economia mais avançado, relativo aos demais setores da economia. Os avanços científicos, as pesquisas, a implantação de tecnologias e máquinas, a intersecção de conhecimentos variados, transformam a Agricultura no mais avançado setor da economia. Sua produtividade representa um dado importante, dadas as condições em que se situa, pois tem capacidade de nutrir toda a população mundial.
Sua industrialização avança a passos largos. Além do fato de que a alimentação fabril se tornou um campo da economia altamente produtivo e de ponta tecnológica. Em outras palavras, está cada vez mais barato produzir alimentos em escala mundial. 

  


Fonte: Banco Mundial. World Development Indicators: Structure of output.



O gráfico acima nos mostra que os países com menores participações da Agricultura no seu PIB nacional, são, em grande medida, os mais desenvolvimentos do ponto de vista dos avanços graduais de sua eficiência capitalista. Sabemos que México, Grécia, Romênia e Brasil figuram entre os países com menor desempenho econômico relativo aos demais países que se encontram no gráfico.
É possível explicar tal situação pelo fato de que a Agricultura mantém altos índices de performance em face à alta concentração latifundiária, a mecanização e informatização dos processos de produção agrícolas. Por outro lado, esse setor ainda emprega u número cada vez menor de trabalhadores, apenas mantendo índices altos em regiões onde a Agricultura ainda não atingiu o desenvolvimento tecnológico dos países que detêm tecnologias e ciência de ponta.


Referência Utilizada
The Word Bank, World Development Indicators: Structure of output, http://wdi.worldbank.org/table/4.2#.
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário