segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Revolução cibernética?

Será que a sociedade da informação tem condições de desnortear, no mínimo, o capitalismo? Há elementos na nova estrutura social da rede de computadores para destruí-lo? O mundo financeiro, que é uma expressão do sistema, vive uma realidade instantânea. Os montantes de dinheiro circulam virtualmente, não há mais necessidade de lugares físicos para guardar dinheiro em espécie. Mas isto é apenas uma parte do processo do capital, volátil, instantâneo, promovido por uma elite que está livre para decidir onde gastar e como produzir. Apesar de não ter havido mudanças no conteúdo do capitalismo, como um camaleão, ele altera sua própria forma. A sociedade computadorizada é uma dessas mudanças drásticas que estamos vendo na atualidade.
De modo radical, temos de afirmar que o capitalismo será destituído a partir do momento em que haverá condições para que o modo de produção seja reformulado, isto significa afirmar que a estrutura da sociedade produtora de mercadorias deverá ser substituída por uma nova forma social de produzir, superando a forma-valor, o valor-de-troca, o trabalho abstrato por outra categoria historicamente comprometida.
Portanto, é preciso que a rede social de computadores tenha condições e capacidade de enfrentar esta questão e apoderar-se das formas de produção ou interferir em sua ocorrência a fim de que o processo de produção encontre outras vias.